OK
» Notícias

Projeto que inclui dentistas na UTI é pauta na Câmara Federal

20/03/2013
Aumentar tamanho da letraDiminuir tamanho da letra
Projeto que inclui dentistas na UTI é pauta na Câmara Federal

wwwwww wwww

Foi adiada para hoje, 20/03, pela manhã, a votação do Projeto de Lei 2.776/08, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados. A Federação Nacional dos Odontologistas, da qual o SOERGS e filiada, marcou presença ontem na Audiência Pública da CCJC e hoje marcará presença novamente no debate.

O SOERGS e a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) convoca a população e a classe odontológica para se manifestar a respeito da necessidade de aprovação do Projeto de Lei 2.776/08 que tramita hoje na Câmara Federal e estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia nas unidades de terapia intensiva, em clínicas e em hospitais públicos e privados em que haja pacientes internados.

Uma audiência pública discutiu o proejto no dia 19 de março, às 14h30, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), em Brasília. A CCJ é a última Comissão da Câmara dos Deputados em que o PL 2.776/08 deve ser aprovado antes de seguir para o Senado Federal.

Contribua para redução das infecções hospitalares. Exija um cirurgião-dentista na UTI. Envie emails aos deputados federais da Comissão de Constituição e Justiça pedindo a aprovação do projeto. A lista de emails está disponível logo abaixo, no final do texto.

 

Saiba mais sobre o tema:

Como o próprio projeto destaca, os pacientes internados em Unidades de Terapia intensiva (UTIs) devem receber - como o próprio nome sugere -  cuidados especiais e constantes, não só para tratar o problema que o levou à internação, mas também para cuidar dos demais órgãos e sistemas que podem sofrer alguma deterioração prejudicial para sua recuperação e prognóstico.

 

Nesses cuidados deve estar incluído o tratamento odontológico, com higiene bucal adequada, dada a inter-relação entre doenças bucais e sistêmicas. No entanto, é raro encontrar um cirurgião-dentista fazendo parte da equipe multiprofissional das UTIs.

 

Esse atendimento específico busca manter a higiene bucal e a saúde do sistema estomatognático do paciente durante sua internação, controlando o biofilme e prevenindo e tratando a cárie, a doença periodontal, as infecções perimplantares, as esomatites e outros problemas bucais.

 

Acrescenta-se, ainda, que o atendimento odontológico do paciente crítico também contribui na prevenção de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias, entre elas a pneumonia nosocomial, ou hospitalar, uma das principais infecções em pacientes de UTI favorecidas por microrganismos que proliferam na orofaringe. Sua ocorrência é preocupante, pois é bastante comum entre esse grupo de pacientes, provocando um número significativo de óbitos, prolongando a internação do paciente e exigindo mais medicamentos e cuidados


Votação do Projeto de Lei 2.776/08

Data:19 de março de 2013

Local:Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), plenário 09, da Câmara dos Deputados.

Horário:14h30

Emails dos deputados federais membros da Comissão de Constituição e Justiça:

dep.alessandromolon@camara.leg.br ; dep.candidovaccarezza@camara.leg.br ; dep.deciolima@camara.leg.br ; dep.irinylopes@camara.leg.br ; dep.joaopaulocunha@camara.leg.br; dep.joaopaulolima@camara.leg.br ; dep.josegenoino@camara.leg.br ; dep.josementor@camara.leg.br ; dep.luizcouto@camara.leg.br ; dep.odaircunha@camara.leg.br; dep.ricardoberzoini@camara.leg.br ; dep.taumaturgolima@camara.leg.br ; dep.vicentecandido@camara.leg.br ; dep.alceumoreira@camara.leg.br ; dep.arthuroliveiramaia@camara.leg.br; dep.benjaminmaranhao@camara.leg.br ; dep.carlosbezerra@camara.leg.br ; dep.daniloforte@camara.leg.br ; dep.eduardocunha@camara.leg.br ; dep.eliseupadilha@camara.leg.br; dep.fabiotrad@camara.leg.br ; dep.leonardopicciani@camara.leg.br ; dep.luizpitiman@camara.leg.br ; dep.maurobenevides@camara.leg.br ; dep.osmarserraglio@camara.leg.br; dep.bonifaciodeandrada@camara.leg.br ; dep.brunafurlan@camara.leg.br ; dep.cesarcolnago@camara.leg.br ; dep.joaocampos@camara.leg.br ; dep.jutahyjunior@camara.leg.br; dep.luizcarlos@camara.leg.br ; dep.eduardosciarra@camara.leg.br ; dep.heulercruvinel@camara.leg.br ; dep.onofresantoagostini@camara.leg.br ; dep.paulomagalhaes@camara.leg.br; dep.sergiozveiter@camara.leg.br ; dep.esperidiaoamin@camara.leg.br ; dep.paulomaluf@camara.leg.br ; dep.renatoandrade@camara.leg.br ; dep.jorginhomello@camara.leg.br; dep.ronaldofonseca@camara.leg.br ; dep.vicentearruda@camara.leg.br ; dep.betoalbuquerque@camara.leg.br ; dep.edsonsilva@camara.leg.br ; dep.marciofranca@camara.leg.br; dep.sandrarosado@camara.leg.br ; dep.valtenirpereira@camara.leg.br ; dep.felipemaia@camara.leg.br ; dep.luizdedeus@camara.leg.br ; dep.mendoncaprado@camara.leg.br; dep.felixmendoncajunior@camara.leg.br ; dep.marcosmedrado@camara.leg.br ; dep.marcosrogerio@camara.leg.br ; dep.vieiradacunha@camara.leg.br ; dep.arnaldofariadesa@camara.leg.br; dep.paeslandim@camara.leg.br ; dep.fabioramalho@camara.leg.br ; dep.robertofreire@camara.leg.br ; dep.andremoura@camara.leg.br ; dep.leonardogadelha@camara.leg.br; dep.delegadoprotogenes@camara.leg.br ; dep.antoniobulhoes@camara.leg.br ; dep.chicoalencar@camara.leg.br ; dep.lourivalmendes@camara.leg.br ; dep.dr.grilo@camara.leg.br; dep.janionatal@camara.leg.br


Leia mais notícias sobre:

 

Outras informações desta seção:
Outubro Rosa
  • Saúde Rio Grande
Facebook
Rua Dr. Flores, 323 - 4º andar - Porto Alegre/RS | WhatsApp 51 98116.8100 - soergs@soergs.org.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 12h
msmidia.com