OK
» Notícias

Saúde começa pela boca

05/04/2013
Aumentar tamanho da letraDiminuir tamanho da letra
Saúde começa pela boca

 wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

No Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, o Sindicato dos Odontologistas no Estado do Rio Grande do Sul (SOERGS) registra sua preocupação com relação à saúde bucal da população brasileira. E lança o alerta: "Saúde começa pela boca”.

Cuidar dos dentes não é só questão de estética, e sim de saúde. Problemas bucais podem acarretar inclusive males no coração e nos pulmões. Uma pesquisa recente realizada pelo Hospital Sírio-Libanês na cidade de São Paulo detectou que 51% das pessoas que foram examinadas pelo Centro de Acompanhamento da Saúde e Check-up por profissionais da área de saúde bucal sofriam de gengivite e 14% apresentavam periodontite, sendo que a maioria desconhecia a existência deste tipo de doença. Os que tinham uma boca saudável somavam apenas 35%.

Doenças sistêmicas, que são aquelas que afetam o organismo como um todo, podem ser originadas em infecções encontradas na boca. Bons hábitos de higiene, buscando manter a boca, dentes e gengivas limpos e saudáveis, aliados às visitas periódicas ao dentista (ao menos uma vez por ano), previnem problemas tais como as cáries, a periodontite e a gengivite. Esta prevenção deve começar ainda no bebê, antes mesmo de nascer o primeiro dente. A primeira consulta ao dentista deve ser feita o mais precocemente possível.

Outra questão muito importante é a prevenção do câncer de boca, que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca). O exame rotineiro, feito pelo cirurgião-dentista, pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas, procurando um profissional pelo menos uma vez ao ano.

Consulte seu dentista e proteja sua saúde!


Leia mais notícias sobre:

 

Outras informações desta seção:
Outubro Rosa
  • Saúde Rio Grande
Facebook
Rua Dr. Flores, 323 - 4º andar - Porto Alegre/RS | WhatsApp 51 98116.8100 - soergs@soergs.org.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 12h
msmidia.com