OK
» Notícias

Plano Nacional de Cargo no SUS

24/09/2013
Aumentar tamanho da letraDiminuir tamanho da letra

A Federação Nacional dos Odontologistas, em parceria com os membros do Fórum dos Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS) iniciaram, neste mês de setembro, um Movimento para instituir o Plano Nacional de Cargo, Carreira e Salário para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O ponto de partida foi lançado no dia 11 de setembro, com a entrega do Ofício com a demanda do Pleito ao Senador Humberto Costa. O Soergs também faz parte desta luta.

No próximo dia 8 de outubro de 2013, a Constituição completará 25 anos de promulgação e o Sistema Único de Saúde também completa 25 anos de sua inclusão na Constituição. “Os profissionais da rede pública de saúde são sem sombra de dúvida os mais afetados no País pelas péssimas condições de trabalho, baixos salários e descarga emocional por lidarem com a responsabilidade de inúmeras vidas, além da exposição a uma enorme quantidade de doenças e substâncias perigosas. Bem como, sofrimento que oferecem risco à saúde durante o exercício de seu labor.

É contraditória e incoerente a falta de regulamentação e implantação da carreira nacional e única para o SUS, que foi determinada nos Artigos 4º e 5º da Lei Nº 8.142 de 28 de Dezembro de 1990. A instabilidade profissional, o desassossego e o clamor desses profissionais por justiça, por reconhecimento é comprovada pelos inúmeros Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional e no Senado com pedidos de pisos salariais e regulamentação de jornada de trabalho para várias categorias que compõem os quadros do SUS”, destaca o presidente da FNO, Dr. Fernando Gueiros.

A Federação Nacional dos Odontologistas, por meio da sua vice-presidente, Dra. Joana Batista Oliveira Lopes, iniciou estudos de todas as Portarias do Ministério da Saúde que trata das Políticas de Saúde do SUS, em todos os níveis de atenção, objetivando elaborar Propostas de Projeto SAÚDE BUCAL COMO PRIORIDADE DE ESTADO, onde a entidade irá solicitar a integralidade das ações de saúde bucal para o povo brasileiro.

Com informações Assessoria de Comunicação FNO


Leia mais notícias sobre:

 

Outras informações desta seção:
Outubro Rosa
  • Saúde Rio Grande
Facebook
Rua Dr. Flores, 323 - 4º andar - Porto Alegre/RS | WhatsApp 51 98116.8100 - soergs@soergs.org.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 12h
msmidia.com