OK
» Notícias

Soergs busca informações sobre Mais Dentistas

24/09/2013
Aumentar tamanho da letraDiminuir tamanho da letra
Soergs busca informações sobre Mais Dentistas

Diante das informações veiculadas na imprensa e divulgadas no site do CRO-RS sobre o pedido de implementação do programa Mais Dentistas, o presidente do Soergs, Andrew Lemos Pacheco, juntamente com representantes da comissão dos dentistas municipários de Porto Alegre, foi pedir informações sobre o projeto ao presidente do Conselho, Flavio Borella. Na reunião, realizada nesta terça-feira pela manhã (24/09), Pacheco transmitiu as preocupações da categoria e reiterou a necessidade de uma campanha unificada entre as entidades. “Acima de tudo, precisamos lutar contra a terceirização da saúde e buscar a devida valorização dos profissionais através do concurso público”, explica.  Participaram ainda do encontro as representantes dos municipários, Rosi Ricardi e Lucia Sperb, além do presidente do Comitê das Entidades Odontológicas, Bernardo Froes Godolphim.

Borella reiterou o compromisso do CRO-RS em lutar em favor da valorização dos municipários de Porto Alegre e explicou que a proposta apresentada pela diretoria ao presidente da Frente Nacional de Prefeitos, José Fortunati, prevê a desoneração dos municípios com os custos de contratação dos profissionais e manutenção dos equipamentos dentários. “A ideia é incluir a saúde bucal como uma segunda fase do Mais Saúde, que iniciou com o programa Mais Médicos, isto não significa tercerização, mas sim garantia de recursos do Governo Federal para inclusão de profissionais na rede”, disse. A proposta busca defender a contratação de cirurgiões-dentistas e auxiliares para todas as unidades de Saúde da Família do Brasil. Atualmente, apenas um terço das equipes possuem esses profissionais no quadro.

A Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), em conjunto com o Soergs e demais sindicatos filiados da categoria, está lutando em favor da reformulação da portaria 2488/11 propondo tornar obrigatória a presença da Saúde Bucal na Estratégia da Família e nas Equipes Ribeirinhas. Hoje, a portaria considera a presença como opcional. “Só existe saúde integral com saúde na boca. A população brasileira carece de um atendimento em saúde bucal de qualidade!”, afirma Andrew.

Entenda a mobilização dos dentistas de Porto Alegre

Em reunião realizada com as entidades da odontologia e a comissão dos municipários no último dia 24 de julho, o prefeito Fortunati, alegando medidas restritivas com o contingenciamento de políticas públicas na cidade, anunciou que está impedido de tomar iniciativas para a saúde bucal. “Vou anunciar medidas restritivas e o tamanho do corte no orçamento ainda está sendo calculado, mas não será pequeno, o que me impede de anunciar qualquer tipo de investimento agora”, afirmou. Na opinião do presidente do Soergs, Andrew Lemos Pacheco, a saúde bucal não pode ser deixada de lado. “Entendemos e somos parceiros nesta construção, entretanto, precisamos estabelecer uma política pública de saúde bucal mais eficiente e para isso é necessário investimento. O que vemos diariamente é a falta de acesso da população à um serviço tão essencial. Se o cobertor é curto, precisamos adequá-lo às necessidades”, afirma Pacheco. Os dentistas tem pleiteado melhores condições de trabalho e valorização da saúde bucal de Porto Alegre através de um plano de carreira, criação do cargo de cirurgião-dentista especialista e condições de atendimento na rede pública municipal.


Leia mais notícias sobre:

 

Outras informações desta seção:
Outubro Rosa
  • Saúde Rio Grande
Facebook
Rua Dr. Flores, 323 - 4º andar - Porto Alegre/RS | WhatsApp 51 98116.8100 - soergs@soergs.org.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 12h
msmidia.com