OK
» Notícias

Câmara destaca Dia do Dentista e Semana da Saúde Bucal

22/10/2013
Aumentar tamanho da letraDiminuir tamanho da letra
Câmara destaca Dia do Dentista e Semana da Saúde Bucal

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre promoveu na segunda-feira, 21, uma homenagem a 3ª Semana de saúde Municipal de Saúde e a 12ª Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal e ao dia do cirurgião-dentista. Na oportunidade, o CD e vereador Mario Manfro se pronunciou em nome da mesa diretora. Em seu discurso, o vereador destacou a luta por melhorias na saúde bucal pública de Porto Alegre e descreveu a mobilização da classe em busca de valorização profissional. “Infelizmente a saúde bucal tem sido deixada de lado nas administrações. Porto Alegre será inovadora se investir neste sentido. Com a devida valorização dos profissionais, a maior beneficiada será a população. Sem atendimento adequado no serviço público a população precisa procurar atendimento privado e temos assistido uma série de problemas com relação aos planos odontológicos”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Odontologistas no Estado do Rio Grande do Sul (Soergs), Andrew Lemos Pacheco, discursou em nome do Comitê das entidades Odontológicas (CECO), e cobrou medidas da Prefeitura de Porto Alegre em relação à saúde bucal, chamando a atenção e pedindo apoio do poder público para as demandas da categoria. “Em nossa opinião, e pelo bem da própria população, a saúde bucal não pode ser deixada de lado. Precisamos estabelecer uma política pública de saúde bucal mais eficiente e para isso é necessário investimento. O que vemos diariamente é a falta de acesso da população a um serviço tão essencial. Se o cobertor é curto, precisamos adequá-lo às necessidades”, disse.

Em sua fala, Pacheco convidou os vereadores para participar da mobilização “A População merece uma Odontologia de Qualidade! NÃO à exploração abusiva dos planos odontológicos!” que acontece no dia 25 de outubro, em frente ao Mercado Público, das 11h às 14h. A data marca a 5ª Paralisação Nacional contra os Abusos e Ilegalidades das Operadoras de Planos Odontológicos. E chamou a atenção para os demais eventos que compõem as atividades da Semana de Saúde Bucal, "A semana também serve para enaltecer o belo trabalho que os profissionais da Odontologia desempenham, cuidando do sorriso das pessoas. Uma conseqüência positiva desse evento anual, além da informação pública, é a valorização profissional de todos que engrandecem a Odontologia”, explica. Também prestigiaram a homenagem o coordenador do Comitê das Entidades Odontológicas, Bernardo Godolphim, e a presidente da ABO/RS, Lina Martinelli de Lima.

Na oportunidade, também prestaram homenagens aos cirurgiões-dentistas os vereadores Márcio Bins Ely, que ressaltou a falta de políticas públicas mais eficientes de prevenção em saúde bucal e defendeu a criação de projetos neste sentido, Jussara Cony, que questionou o descaso com a saúde pública e, em contrapartida, o crescimento de planos de saúde privados que oferecem serviços ruins com alto valor, e Fernanda Melchionna que criticou a proliferação dos planos e disse que a saúde, inclusive a bucal, precisa deixar de ser vista como mercadoria.

Com informações do Site da Câmara de Vereadores de Porto Alegre


Leia mais notícias sobre:

 

Outras informações desta seção:
Outubro Rosa
  • Saúde Rio Grande
Facebook
Rua Dr. Flores, 323 - 4º andar - Porto Alegre/RS | WhatsApp 51 98116.8100 - soergs@soergs.org.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 12h
msmidia.com