OK
» Notícias

Todos contra o Câncer de Boca

15/05/2014
Aumentar tamanho da letraDiminuir tamanho da letra
Todos contra o Câncer de Boca

GGGGGGffffffffffffffffffffffffffff

 

Com o intuito de contribuir para a sensibilização de mulheres e homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca no Rio Grande do Sul, o Soergs convoca os cirurgiões-dentistas e a população em geral para divulgar a doença inserindo uma fitinha vermelha em seu peito até o próximo dia 31 de maio, Dia Estadual de Combate ao Câncer de Boca, lembrando a respeito da prevenção e da importância do diagnóstico precoce.

O Comitê das Entidades Odontológicas (CECO), da qual o Soergs faz parte, esta engajado na campanha Maio Vermelho, que acontece simultaneamente na Capital e em outros 169 municípios. Neste ano, o CECO investiu em cursos de capacitação voltados para a prevenção e diagnóstico precoce. O evento é promovido pelo CECO e CRO/RS, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde/RS e da Assembleia Legislativa.  Outra novidade foi a realização da atividade também para profissionais auxiliares (ASBs e TSBs). Mais de 500 CDs, tanto da rede pública como da privada, receberam as orientações, representando mais de 80 municípios do Estado.

Saiba mais sobre o Câncer Bucal

O Câncer bucal é o 7º em ocorrência no Brasil, entretanto, é responsável por severas mutilações na boca e na face, interferindo na qualidade de vida de seus portadores, Estimam-se, para o Brasil, no ano de 2014, 11.280 novos casos de câncer da cavidade oral em homens e 4.010 em mulheres. Tais valores correspondem a um risco estimado de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres.

Em todo o Rio Grande do Sul, estima-se 1000 novos casos em 2014. Somente em Porto Alegre, estima-se 150 novos casos. Caso sejam detectados precocemente é possível evitar sequelas graves, como mutilações e até o óbito.

A ocorrência de Câncer de boca está relacionado vários fatores de risco como: tabagismo, etilismo, exposição à radiação UVA solar (câncer de lábio),infecções por HPV, e lesões repetidas por próteses mal adaptadas. O que evidencia a importância de fazer exames preventivos em um cirurgião-dentista.

Participe! Informe-se! Entre na luta contra o câncer de boca!


Leia mais notícias sobre:

 

Outras informações desta seção:
Outubro Rosa
  • Saúde Rio Grande
Facebook
Rua Dr. Flores, 323 - 4º andar - Porto Alegre/RS | WhatsApp 51 98116.8100 - soergs@soergs.org.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 12h
msmidia.com