Quem Somos
O SOERGS é a voz dos cirurgiões-dentistas no Rio Grande do Sul.
Com mais de 90 anos de história, desde 3 de outubro de 1931, somos o sindicato que representa, defende e valoriza os profissionais da Odontologia. Nossa sede está em Porto Alegre, na Rua Dr. Flores, nº 323, 4º andar — mas nossa presença vai muito além das paredes do sindicato: estamos em cada conquista, em cada mobilização e em cada avanço da categoria.
O que o SOERGS faz?
Defendemos os direitos e fortalecemos a Odontologia.
O SOERGS atua junto a autoridades federais, estaduais, municipais e também na iniciativa privada, garantindo que os interesses da categoria estejam sempre em pauta. Somos o elo entre os cirurgiões-dentistas e os órgãos de decisão, negociando acordos coletivos, lutando por melhores condições de trabalho, remuneração justa e valorização profissional.
Além disso, buscamos aproximar os profissionais dos temas que impactam diretamente sua prática, promovendo conhecimento, união e representatividade.
Quem Faz o SOERGS?
O SOERGS é feito por você, cirurgião-dentista!
A força do sindicato está nos profissionais que acreditam no coletivo e constroem, todos os dias, uma Odontologia mais forte e respeitada. Mais do que uma diretoria ou estrutura física, o SOERGS é formado por uma rede de profissionais comprometidos com a profissão, com seus pacientes e com o futuro da saúde bucal no Brasil.
Juntos, somos mais fortes!
Nossa base territorial abrange todo o Estado do RGS, exceto as cidades de:
• Base Territorial do Sindicato dos Odontologistas de Caxias do Sul:
Antônio Prado, Bento Gonçalves, Campestre da Serra, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guabiju, Monte Belo do Sul, Nova Araça, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Paraí, Picada Café, Protásio Alves, Rolante, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, São Pedro, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
• Base Territorial do Sindicato dos Odontologistas de Pelotas:
Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Cristal, Herval Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço e Turuçu.
• Base Territorial do Sindicato dos Odontologistas do Alto Uruguai:
Aratiba, Aurea, Barracão, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Erechim, Erebango, Entre Rios do Sul, Estação, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Herval Grande, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Mouro, Ponte Preta, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos.
SOERGS – Cronologia
19 de março de 1931 – Através do Decreto nº 19.770, foi regulamentada a sindicalização.
03 de outubro de 1931 – Nasce a ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS ODONTOLOGISTAS DO RGS.
12 de julho de 1934 – O Decreto nº 24.694 dispõe sobre a constituição dos Profissionais Liberais.
05 de julho de 1939 – Pelo Decreto-Lei nº 1.402, regula-se a transformação de associação em sindicato.
06 de janeiro de 1941 – É aprovado, por Assembleia Geral, o Estatuto do Sindicato dos Odontologistas de Porto Alegre (SODOPA). Os trabalhos da Assembleia foram dirigidos pelo Dr. Othon S. Silva, sendo a mesa composta pelos Drs. Adalberto Pereira da Câmara, Osvaldo S. Lautert, Osmar Velasquez, Luiz C. Guimarães, David Malinski e Alcy Padão, como representante da Delegacia Regional do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.
11 de maio de 1942 – O Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio aprova o Estatuto e reconhece como SINDICATO DOS ODONTOLOGISTAS DE PORTO ALEGRE a antiga Associação Profissional dos Odontologistas do RGS, concedendo-lhe a respectiva Carta Sindical.
De 1942 a 1960 – Os registros encontrados não são suficientemente confiáveis para formalizarmos o histórico.
De 1961 a 1963 – Sob a presidência do Dr. Flávio Antônio Luce, que tinha como secretário o Dr. Carlos S. Falcetta e tesoureiro o Dr. Unigênito C. Fernandes, o sindicato iniciou uma nova era na Odontologia do RGS. Eleito para o triênio 1961/1963.
04 de março de 1963 – Para o triênio 1963/1965, foi eleito presidente o Dr. Carlos Langer; secretário, o Dr. Oli Borges Ortiz; tesoureiro, o Dr. Sílvio Lewgoy; e o Dr. Lino Shiefferdecker como diretor do Arquivo Riograndense de Odontologia.
26 de outubro de 1964 – O Dr. Carlos Langer renunciou à presidência, sendo substituído pelo Dr. Oli Borges Ortiz.
05 de março de 1965 – Por falta de documentação dos candidatos, a eleição foi adiada para o dia 17 de maio de 1965, quando foram eleitos os Drs. Oli Borges Ortiz (presidente), Werner Gerhard Feyerherd (secretário) e Hélio Nunes da Costa (tesoureiro), com posse fixada para 12 de junho de 1965.
12 de maio de 1967 – Com eleição prevista para essa data, a pedido dos dentistas, foi prorrogado o mandato por mais 60 dias. Nos dias 19, 20 e 21 de julho foi realizada a eleição, sendo eleitos os Drs. Werner Gerhard Feyerherd (presidente), Hélio Nunes da Costa (tesoureiro) e Amazonas Corêa de Mello (secretário).
20 de abril de 1967 – Instalação do Conselho Regional de Odontologia.
Após notificação pelo Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Sul, reuniram-se os membros do Conselho Federal Provisório de Odontologia para comporem o Conselho Regional de Odontologia provisório, presentes os Drs.: Paulo de Oliveira Chaves, Adauto Writ, Abreelio Faccioli, Carlos Silveira Falcetta, Ennio Pessoa, Jacob Normélio Klockner, Unigênito Castilhos Fernandes, Luiz Ortiz de Oliveira, Oli Ortiz Borges, Werner Gerhardt Feyerherd e Amazonas Correa de Mello.
18 de agosto de 1969 – Embora as eleições fossem previstas para ocorrer bianualmente, o Decreto-Lei nº 771, de 19/08/1969, prorrogou o mandato dos dirigentes sindicais por mais um ano.
26 de junho de 1970 – Em eleição regular, foi eleito presidente o Dr. Amazonas Correa de Mello, tendo como tesoureiro o Dr. Hélio Nunes da Costa. Foram empossados em 12 de agosto de 1970 para mandato de três anos.
12 de agosto de 1973 – Assume a presidência do sindicato o Dr. Paulo Monteiro Freitas, permanecendo no cargo até 1982. Durante sua gestão, o Dr. Paulo realizou diversas conquistas, entre elas, a aquisição da sede atual.
11 a 13 de julho de 1979 – Em brilhante solenidade, durante a realização do XIII Encontro de Sindicatos de Odontologia, foi realizada a entrega da Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Hardy Ebling a várias autoridades e personalidades.
03 de outubro de 1980 – No ano do seu cinquentenário, a diretoria do SOERGS inaugura sua sede própria, localizada na Rua Dr. Flores, 323 – 4º andar, onde permanece até hoje.
12 de agosto de 1982 – Assume a presidência o Dr. Gregório Abener Cabral, permanecendo até 1988, quando renuncia para assumir a presidência da FNO.
01 de janeiro de 1989 – Assume a presidência o Dr. Régis Antônio de Souza Leal, permanecendo até 01 de dezembro de 1999, quando a direção do sindicato decide alterar a presidência, elegendo o Dr. Everson Luiz Zingano.
24 de setembro de 1996 – Em Assembleia Geral especialmente convocada, foi aprovado o novo estatuto do SOERGS, cujas alterações incluíram a ampliação do mandato da diretoria para 4 anos, a partir de 12 de agosto de 1997.
12 de agosto de 2002 – Em magnífica solenidade realizada na sede do CRO-RS, foi oficialmente empossado o Dr. Everson Luiz Zingano como presidente eleito para o quadriênio 2002/2006. Exerceu o cargo até agosto de 2003, quando veio a falecer.
07 de agosto de 2003 – Em reunião extraordinária realizada na sede do SOERGS, a diretoria nomeou o Dr. Cléo Getulio Saldanha para cumprir o mandato como presidente.
05 de julho de 2006 – Foi realizada a eleição para compor a nova diretoria do SOERGS.
10 de agosto de 2006 – Toma posse, na sede do CRO-RS, a nova diretoria do SOERGS. A distribuição dos cargos ficou assim definida: presidente, Dr. Cléo Getulio Saldanha; vice-presidente, Dr. Andrew Lemos Pacheco.
12 de setembro de 2006 – A nova diretoria amplia a sede do sindicato, adquirindo o 10º andar do prédio.
03 de outubro de 2006 – O SOERGS comemora seus 75 anos com um belíssimo jantar. Na ocasião, são homenageados todos os que contribuíram para o engrandecimento da Odontologia no estado. O principal homenageado foi o Dr. Flávio Luce, que recebeu um troféu com seu nome. Os demais homenageados receberam a Medalha Flávio Luce e certificado dos 75 anos.
Estatuto SOERGS
Atualizado em 2025