Na última quinta-feira, 7 de agosto, após meses de negociações, os sindicatos foram finalmente recebidos pelo prefeito de Canoas, Airton Souza (PL). Estiveram presentes representantes do governo municipal, da Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), da Comissão de Trabalhadores e dos sindicatos SIMERS, SERGS, SINDISAÚDE, SINDACS, SOERGS e SIPERGS.
O Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Sul (SOERGS) esteve representado na reunião pelo delegado sindical de Canoas, cirurgião-dentista Alexandre Baumgarten.
Durante o encontro, o prefeito reiterou que não há planos para a extinção da Fundação Municipal de Saúde e se comprometeu a divulgar nota oficial com essa posição nas redes sociais da Prefeitura.
As entidades entregaram ao Executivo um conjunto de pautas e reivindicações voltadas à manutenção da FMSC, exigindo que seja garantida a continuidade da prestação dos serviços públicos de saúde por meio da Fundação, assegurando estabilidade institucional e condições adequadas de trabalho aos profissionais.
O governo municipal solicitou o prazo de 20 dias para análise técnica e jurídica do processo de formalização contratual entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação.
Diante disso, os sindicatos decidiram aguardar esse período, mantendo o acompanhamento constante das tratativas e o compromisso com a transparência junto às categorias.
Reafirmamos que, caso não haja resposta concreta e efetiva dentro do prazo estipulado, as entidades sindicais irão mobilizar os trabalhadores para as ações necessárias em defesa dos serviços públicos e dos profissionais da saúde.
Seguiremos firmes e unidos na defesa da Fundação Municipal de Saúde, dos trabalhadores e do SUS.
SIMERS – SERGS – SINDISAÚDE – SINDACS – SOERGS – SIPERGS
Foto: Daiane Miranda