O presidente do Sindicato dos Odontologistas do RS (Soergs), Andrew Lemos Pacheco, compareceu na quinta-feira, 10, na Câmara Municipal de Porto Alegre onde defendeu que os dentistas tenham o mesmo tratamento dado aos médicos municipários e municipalizados. Lamentou que no grupo de trabalho que está elaborando uma proposta de Plano de Cargos e Salários para os profissionais da saúde de Porto Alegre não tenha representante da categoria.
”Temos conhecimento que o comitê de política salarial da Prefeitura estuda a concessão de um abono salarial fixo apenas para os médicos. A Constituição Federal, porém, não permite a discriminação entre profissionais”, disse.
A iniciativa partiu de um contato com o vereador Mário Manfro, que é dentista e tem lutado na Câmara de Vereadores em favor da saúde bucal pública e dos profissionais da área. Segundo o vereador a odontologia tem sido deixada de lado a muito tempo e é hora de lutar em favor da classe em benefício da própria sociedade.
“É algo histórico, são apenas 12 PSFs que contemplam a saúde bucal em Porto Alegre. O secretário de Saúde da Capital, Carlos Casartelli, está sensibilizado com esta situação. Isto me leva a crer que teremos melhores condições de trabalho”, disse. Andrew Pacheco também defendeu a realização de uma radiografia geral da odontologia do município. Falou a respeito das visitas que serão realizadas nas unidades de saúde da Capital que possuem cirurgião-dentista.
A idéia foi levantada durante reunião realizada na Comissão de Saúde da Câmara (Cosmam) pelos próprios municipários e abraçada pelo vereador Mário Manfro em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-RS)
”No posto de saúde do Santa Marta, que atende a toda a região central da Capital, há apenas uma dentista atendendo. Pelos números da Prefeitura, no entanto, há oito profissionais naquele posto”, explicou Pacheco. Acrescentou que, em toda a Prefeitura, o Soergs levantou que existem 92 cirurgiões dentistas, enquanto o Executivo diz que o número é de 168.
”São questões que devem ser analisadas durante estas visitas”, explica Manfro.
O CRO-RS em parceria com o vereador estão elaborando um questionário que será aplicado nas visitas que devem começar em breve.
Municipio irá discutir questão junto com a categoria
O Vereador Mário Manfro agendou audiências com o secrerário de Saúde do Municipio Carlos Casartelli e com o secretario de Governança Local, Cézar Busatto para levar a categoria a um entendimento com a Prefeitura. No próximo dia 17 represetantes da categoria e sindicato se reunem na secretaria de Saúde e no dia 29 deste mês serão recebidos na secretaria de Governança.
FONTE: Nanra Branco
Assessoria de Imprensa – Gabinete Vereador Mário Manfro
(51)9252-8518

