SOERGS PATROCINA CONFERÊNCIA NO CORIG 2010

Durante o CORIG , que ocorreu de 13 a 17 de julho , tivemos a grata satisfação de patrocinar a conferência sobre “Odontologia do Trabalho”. Foi um sucesso, com expressiva participação de colegas interessados no assunto. O SOERGS solicitou e a Dra. Isabela nos atendeu , enviando um pequeno resumo de sua palestra no Congresso. Reiteramos nossa estima e apresso à Dra Isabela Brandão, por sua participação, que muito valorizou o nosso Sindicato. Segue o resumo enviado pela Dra Isabela.

Odontologia do Trabalho – Atualidades e Desafios

O panorama da Odontologia do Trabalho nos dias atuais, vem trazendo desafios no mercado de trabalho em virtude de trazer a tona a necessidade do empoderamento do conhecimento do dentista do trabalho acerca dos instrumentos de análise odontológica que permeiam avaliações de riscos ocupacionais, nexo epidemiológico, práticas de gestão organizacionais, legislação trabalhista e outros contextos que fogem da realidade da odontologia tecnicista e que as outras especialidades se retratam. Na palestra, pudemos discutir, tirar dúvidas sobre como promover sensibilização quanto a importância da Odontologia do Trabalho na salvaguarda da saúde bucal dos trabalhadores e manutenção da qualidade de vida dos trabalhadores.
Entre o público alvo da palestra de OT no CORIG, tivemos a presença de 5 especialistas da área (dos 23 Cirurgiões Dentistas do Trabalho registrados no CRO-RS), que puderam também contribuir com suas dúvidas e experiências profissionais. As áreas de atuação do CDT foram abordadas na palestra, bem como a situação atual do PL 422/07 (que insere o CDT na equipe do SESMT); o reconhecimento pelo Ministério do Trabalho da OT através do código da especialidade na CBO (Classificação Brasileira de Ocupação); componentes no MODELO PATRONAL DE VIGILÂNCIA à SAÚDE DO TRABALHADOR que visam implementação de MEDIDAS ESPECÍFICAS DE PROTEÇÃO DO TRABALHADOR; classificação dos principais riscos ocupacionais de acordo com sua natureza; manifestações Orais de Moléstias Ocupacionais; espectro dos agravos à saúde do trabalhador segundo a gravidade; parâmetros de afastamentos por motivos odontológicos e uso adequados dos CIDs; polêmicas entre algumas NRs (Normas regulamentadoras) e finalmente sobre visão diferenciada sobre indicações de tratamentos odontológicos e monitoramento de tratamentos em trabalhadores expostos a diferentes riscos ocupacionais.

Isabela de Avelar Brandão Macedo
Presidente da ABOT-SE
Suplente Secretária Geral ABOT NACIONAL
CRO-SE 1374

Rolar para cima