
SOERGS convoca dentistas para o dia de mobilização!!!
O Sindicato dos Odontologistas no Estado do Rio Grande do Sul (SOERGS) e o Conselho Regional de Odontologia/RS (CRO/RS), engajados ao movimento nacional de médicos e seguindo o exemplo das entidades representativas da odontologia do RJ, convocam os profissionais da Odontologia Gaúcha a integrarem a “Jornada de Luta pela Dignificação da Odontologia e ao profissional da Saúde Bucal”, no próximo dia 7 de abril “Dia Mundial da Saúde”.
Para marcar a data, as instituições acima com o apoio das entidades que compõem o Comitê das Entidades de Classe da Odontologia convocam todos os profissionais estabelecidos no Estado a integrarem o movimento,
INTERROMPENDO o atendimento de convênios e planos odontológicos no dia 7 de abril(quinta-feira).
“A adesão ao movimento por parte de todos os colegas será muito importante. Vamos mostrar a força da nossa classe. O exercício da cidadania em respeito à dignidade da nossa profissão e da saúde é a luta que propomos , participe!!”, acentua o presidente do SOERGS Andrew Lemos Pacheco.
A mobilização busca o atendimento de três importantes reivindicações:
– Adequação dos honorários profissionais aos valores das Classificações Brasileiras de Honorários de Procedimentos Médicos (CBHPM) e Odontológicos (CBHPO);
– Inserção dos critérios de reajustes periódicos nos contratos por índice oficial;
– Aprovação de projetos de lei (6964/2010 – e 1220 /2007) buscando oficializar a Classificação de Honorários e definir valores e reajustes periódicos.
Outra pauta de reivindicação é a cobrança, junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar, em fazer cumprir o que está posto na Portaria Nº 453/98-MS quanto à ilegalidade da exigência de exames radiológicos – por parte das operadoras de planos de saúde – para fins de perícia odontológica.
O CFO já instituiu uma Portaria (102/2010) que enquadra como Infração Ética a exposição de pacientes a esse tipo de irradiação quando desnecessária.
O CRO/RS está enviando ofício aos responsáveis técnicos de operadoras e planos de saúde alertando sobre a ilegalidade e implicações de tais exigências.
Participe da enquete sobre o tema radiações, divulgada na página principal do nosso site.